sexta-feira, 2 de julho de 2010

.

Olá, seja bem - vindo(a)!

O blog dá zero pra ele quer levantar a discussão sobre o plágio acadêmico. Vamos abordar conceito sobre plágio, postura do professor, papel do aluno, legislação sobre plágio acadêmico e a facilidade de plagiar.
O plágio acadêmico é a utilização de idéias, conceitos, trabalhos sem autorização ou sem mencionar a fonte de origem. Vamos ver o que diz nos dicionários Aurélio e Michaelis:
Aurélio: Ação do plagiário; cópia, mais ou menos disfarçada, de obra alheia.
Michaelis: Cometer furto literário, apresentando como sua uma idéia ou obra, literária ou científica de outrem 2 Usar obra de outrem como fonte sem mencioná-la. 3 Imitar, servir ou fraudulentamente.
Guardando as proporções, já que se trata de um conceito amplamente difundido e de conhecimento geral, o que acabamos de fazer é um plágio de conceitos formulados por outros autores. Como você pode ver, através de outras palavras formulamos basicamente o mesmo conceito de plágio.
A lei 9.610 "altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências". A lei existe, mas pouco é levada a sério. Vemos na academia alunos e professores plagiando, todos "donos" de suas "próprias" conclusões. Mas porque é tão comum e fácil plagiar? Justamente pelo fato da legislação sobre direitos autorais não ser levada a sério. Segue o link da lei 9.610: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm
Faça bom uso! Não do plágio, mas sim da lei =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário