sexta-feira, 2 de julho de 2010

Plagiando por aí...

O plágio em trabalhos acadêmicos já é uma prática antiga, contudo, o avanço tecnológico proporcionou mais facilidades para isso, principalmente com a difusão da internet. As dimensões dessas atitudes tornaram-se preocupantes, tendo em vista que não são apenas alunos do ensino fundamental e médio que copiam seus trabalhos da rede, mas isso ocorre também com universitários, mestrandos e doutorandos.
Muitos professores acreditam que a "preguiça de pensar" está diretamente vinculada com o plágio. Aliado a isso os alunos creem que a infomação encontrada na internet é de domínio público, o que tem contribuído para o crescimento desmedido dessa prática e para a deficitária construção do saber. Quem perde com isso são os alunos, que acabam não tendo o conhecimento adquirido e, muitas vezes, com prejuízos em sua aprovação escolar.
Por outro lado cabe aos professores, no primeiro momento, gerenciar e supervisionar estas práticas. Muitos professores concedem nota máxima para alunos de ensino fundamental e médio que plagiam trabalhos de ensino superior e na maioria das vezes nem sabem o que escreveram, e em alguns casos acreditam estar fazendo um movimento correto, já que uma boa nota serve como um "atestado" de eficiência dado pelo professor.
Sabemos que este problema não se restringe ao nosso país, segundo dados do site http://www.jfomi.jor.br/, só em 2007, o Office Research Integrity (ORI) dos Estados Unidos, especializados em analisar pesquisas médicas, recebeu 217 denuncias de plágio , abriu 14 investigações, encerrou 28 inquéritos, dos quais 10 registraram má conduta em pesquisa, e puniu sete pesquisadores com medidas que incluem suspensão de financiamento e cassação de registro.
Para minimizar este tipo de atitude, já estão disponíveis, inclusive de forma gratuita, diversos softwares, que avaliam o documento enviado pelo aluno e compara seu conteúdo com o de bilhões de sites e de algumas bibliotecas eletrônicas, elaborando um relatório com o índice de coincidências encontradas. Para inúmeros professores essa é a solução encontrada para coibir o plágio.

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